Calor no coração: Especial Verão & Negócios
"Já pintou o verão, calor no coração"
Aqui no Brasil, estamos vivendo o primeiro verão e Carnaval pós-vacina, com um clima de renovação no ar e um impacto de todo esse calor na forma como nos sentimos, nos relacionamos e trabalhamos.
A sazonalidade em diferentes mercados, o direito ao descanso, tretas sobre o trabalho remoto… O que o verão tem a ver com os negócios?
Continue lendo para refletir sobre isso junto com a gente 🙂
Reforme na baixa, fature na alta
Imagine um negócio em que só o lucro do Ano Novo e do Carnaval poderia ser suficiente para garantir uma renda ao longo do ano inteiro? É difícil, mas é possível!
No dicionário, o conceito de "sazonalidade" está relacionado às estações da natureza e aos eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No contexto empresarial, esse termo pode dizer respeito a outros fatores externos, que se repetem todo ano e têm impacto nos resultados financeiros.
Nesse sentido, realizar um planejamento estratégico para tentar antecipar essas oscilações no seu fluxo de caixa é vital para a sustentabilidade financeira de um negócio: observe atentamente seu faturamento de anos anteriores para identificar possíveis padrões de sazonalidade nas vendas e, assim, conseguir se organizar melhor.
Existem negócios em locais de praia, por exemplo, que, literalmente, só abrem e funcionam no verão, enquanto outros optam por reduzir suas operações para o mínimo durante a baixa temporada. No caso de um destino de inverno, como Gramado no Rio Grande do Sul, o raciocínio é basicamente o mesmo - só muda a época do ano.
Ou seja, a sazonalidade não significa necessariamente instabilidade: se já é algo esperado e previsto, você pode (e deve) se organizar para navegar neste fluxo de uma forma mais tranquila.
Aliás, esse subtítulo ("Reforme na baixa, fature na alta") é o nome de um reality show, disponível na Netflix, que fala sobre o aluguel de temporada pelo olhar de uma designer e de um especialista em mercado imobiliário. Assim como a baixa temporada seria o momento ideal para fazer reformas em uma casa ou apartamento, essa ideia também vale para escolher a hora certa de fazer um novo site ou outros tipos de melhorias em seu negócio, independente da sua área ou mercado.
Quer mais um exemplo de negócio com impacto de sazonalidade? Pense nas vendas de cervejas, que bateram recorde de vendas na Copa do Mundo com 55 mil pedidos POR HORA - isso só no Zé Delivery (Exame).
Meu escritório é na praia
Em um momento em que muita gente está de férias, postando suas viagens, festas e momentos de descanso ou lazer pelas redes sociais, pode ser ainda mais difícil manter a concentração e a produtividade nas entregas de trabalho.
Quem já tem um maior grau de flexibilidade, seja por empreender ou por ser freelancer, costuma conciliar e administrar melhor o tempo. Por isso, o verão também pode reacender as discussões sobre modelos de trabalho: presencial, remoto ou híbrido?
É claro que não tem resposta certa e uma abordagem muito simplista não dará conta da complexidade do assunto, mas a pergunta mais importante por trás disso talvez seja: como fazer o trabalho se encaixar na nossa vida, e não o contrário?
Em meio às discussões sobre o Burnout como coletivo e não meramente individual, a consultora Maira Blasi e a 6510 lançaram recentemente um manifesto pelos "Direitos Descansistas".
O timing delas foi perfeito, já que nessa época do ano a gente procura (e normalmente precisa) recarregar as baterias para dar conta das demandas. A nossa vida pessoal volta ao primeiro plano, pelo menos por um tempo, e um dos convites da estação é olhar e regar mais as nossas relações afetivas - com a família, amizades e também no contexto amoroso-sexual.
Era sol que me faltava
Agora que entramos nessa esfera mais pessoal, vale comentar que o verão também impacta as nossas emoções e tende a ser um momento de maior felicidade. Tem explicação científica por trás: a luz solar ativa a serotonina e outros indicadores químicos de bem-estar.
Reverenciado em diversas culturas como um Deus, o símbolo do sol é associado à expansão, força e felicidade. Na agricultura, é um momento de colheita e fartura.
Amando ou não o calor do verão, as nossas melhores dicas de trabalho para o período são:
Evite sair do descanso para a aceleração de uma só vez. Vá acelerando seu ritmo aos poucos e respeitando os limites do seu corpo, sempre que possível.
Busque usar com sabedoria todo o tempo livre que você tiver ao seu alcance agora, ao invés de viver pelas férias. Não subestime o poder revigorante de uma viagem de fim de semana, feriado ou mesmo de pequenas brechas de respiro na rotina.
Pergunta do milhão: como isso impacta minha marca, carreira ou negócio?
Tudo que falamos aqui ao longo dessa edição tem uma conexão com marcas, carreiras e negócios, já que um dos objetivos da CoolBox é trazer referências e reflexões que possam servir de fagulhas para a inovação, para o fazer diferente.
De forma geral, podemos reforçar aqui como mensagem final que diversificar é uma palavra-chave para ter mais resiliência nos negócios e investimentos, ou seja, poder contar com diferentes frentes e fontes de receitas para nunca depender exclusivamente de uma coisa só.
Eu poderia emoldurar essa frase
“O clima influencia, mas não determina”
- Armando Ribeiro, psicólogo especializado em Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein.
Radar do Futuro-Presente
Para aprofundar no assunto: Felicidade no Verão (Gama Revista) | 10 tendências no mercado de viagem para 2023 (IPDT)
Para inspirar: empreendedora fatura com Airbnb inspirado no apartamento da série Friends (Revista PEGN)
Para ficar de olho: saiu o relatório de tendências da Wunderman Thompson, disponível para download aqui.
Ondas de demissões em massa: Microsoft cortará 10 mil empregos (Forbes). Ainda sobre este assunto, postamos sobre isso no nosso Instagram.
Mercado: a publicidade deve crescer a uma taxa de 5% ao ano até 2026, segundo executivo da PWC (PropMark).
ESG: Cannes quer estimular a sustentabilidade em 2023 (Meio & Mensagem)