A mimir: nosso sono como um dos grandes pilares da vida
Bom dia!
Dormiu bem?
Junto com a alimentação e o exercício físico, o sono é um dos grandes pilares da saúde - e da vida. Porém, na correria dos afazeres que não acabam nunca e sob a influência da cultura do desempenho, muitas vezes nosso sono é negligenciado e subestimado como se não fosse tão importante assim. Mas é!
Topa conversar sobre esse assunto com a gente hoje?
Milagre da manhã
Começando do começo, vale uma rápida informação: o sono é uma grande faxina diária que o nosso corpo faz, limpando toxinas, recuperando os músculos, processando as informações do dia anterior, entre várias outras funções essenciais para a nossa saúde física, mental e emocional.
Fonte: @persono
O sono é algo essencial para a nossa vida e promove uma série de benefícios quando dormimos bem. Um dado impressionante que reforça essa importância do sono é quando a gente analisa o trânsito: 42% dos acidentes nas ruas e estradas são causados pelo sono e outros 18% são resultado de fadiga em excesso. Ou seja, dirigir com sono ou cansaço é responsável por 60% dos acidentes de trânsito no Brasil, superando os dados relativos ao álcool e outras drogas (ABRAMET, 2019).
No trânsito, as consequências são graves e podem custar vidas. Em outras áreas, noites mal dormidas podem nos induzir a erros de cálculo, de raciocínio e ser um grande problema para as empresas.
Sabe quando você tem um "pepino" grande que não pode ser resolvido hoje? O conselho de mãe não falha: é melhor ir dormir, porque no dia seguinte uma solução pode surgir de forma quase mágica. É clichê, eu sei, mas todo dia o sol nasce e temos uma chance de recomeçar.
Esse é um dos poderes da manhã.
Sobre a ref do título, a "Milagre da Manhã" é um livro best-seller americano, cujo autor defende, com muitas pitadas de meritocracia, que acordar antes do sol nascer é o segredo das pessoas "bem-sucedidas".
Sim, acordar cedo pode ter um impacto positivo na motivação e produtividade. Porém, depende: além dos fatores sociais e estruturais que interferem nessa questão, não existe uma regra única que se aplique a todo mundo.
Nós temos um mecanismo que se chama ciclo circadiano (na linguagem popular, é o relógio biológico), que envolve hormônios como a melatonina e outros aspectos do corpo como a alimentação, o metabolismo e nossas emoções.
Tem também outro termo importante para essa conversa: o cronotipo. Segundo o Instituto Internacional de Melatonina (MEL), o cronotipo é "a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia".
Sabe aquela pessoa que acorda cantando, pula da cama e já faz mil coisas de manhã, enquanto a outra ainda está tentando fazer a alma voltar do corpo e existir? Então, muitas vezes elas são casadas uma com a outra. 😆 Mas, falando sério, nós podemos ser divididos em até 3 cronotipos: diurnas ou matutinas (cerca de 30% das pessoas no Brasil), intermediárias (40%) e as noturnas ou vespertinas (os outros 30%) - vale a pena conferir os conteúdos especializados da Persono!
É claro que hábitos podem ser mudados, inclusive de acordo com a fase da vida, mas tentar se encaixar em um ritmo que não é o seu a qualquer custo pode gerar muita frustração..
Além disso, você já reparou que existe um certo preconceito com as pessoas que acordam mais tarde, como se fossem preguiçosas? Mas isso não necessariamente é verdade. Quem é do ramo musical ou do entretenimento, por exemplo, costuma ter os horários muito diferentes do horário comercial padrão e nem por isso são menos comprometidas com seu trabalho.
-> Faça aqui um teste de cronotipo da Persono
A vida não é linear
Falando em trabalho, essa é outra conversa que a gente quer puxar aqui. Vamos lá. Em modelos de trabalho remoto ou até no empreendedorismo, a flexibilidade de horários pode trazer uma maior liberdade para as pessoas trabalharem nos momentos em que se sentem mais produtivas ou inspiradas.
Por exemplo: se você precisa entregar um trabalho essencialmente criativo e a inspiração te visitar à noite, talvez seja melhor não deixar ela escapar. Ou, se você tem um compromisso pessoal importante na segunda-feira e quer tirar o dia livre, pode preferir adiantar o trabalho no fim de semana. São escolhas.
Ao longo do dia, você também pode aplicar alguns princípios do "trabalho não-linear" para tentar alinhar melhor seu fluxo interno com as demandas práticas (e prazos). Se você pode tirar um cochilo depois do almoço e sabe que vai acordar melhor para seguir trabalhando no restante do dia, qual é o grande problema?
Até existem algumas empresas moderninhas que colocam cantos da soneca depois do almoço. Na cultura da produtividade excessiva, não é de se espantar que as pessoas não usem. Será que "pega mal"? Em qualquer caso, o autoconhecimento é essencial para saber como o seu corpo se comporta nessas situações.
É claro que precisa haver um equilíbrio, como tudo na vida, mas acreditamos que o caminho deve passar mais pela autonomia e responsabilidade do que pelo controle e vigilância.
Inclusive, esse é o motivo pelo qual muitas pessoas acabam não se encaixando no modelo tradicional de trabalho e assim tendem a buscar outros caminhos ou formatos em busca de um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Não é nada fácil, mas é possível.
Pergunta do milhão: como isso impacta minha marca, carreira ou negócio?
Você já tinha pensado no sono como um nicho?
Talvez pareça contra intuitivo, já que o uso do celular à noite atrapalha o sono, mas a tecnologia também pode ser uma grande aliada para dormir melhor!
São serviços como a medicina especializada e produtos como monitores de sono, travesseiros inteligentes, roupas de cama de alto padrão, assistentes pessoais como a Alexa, fones de ouvido especiais, máscaras, black-outs. Isso sem falar no conteúdo em áudio pensado especificamente para isso. Existe até um nicho de música para dormir!
Ou que tal uma viagem pensada especialmente para você descansar bastante e dormir bem? Saiu recentemente no The Summer Hunter uma matéria sobre o turismo de sono, outro bom exemplo dessa tendência.
São muitos os caminhos de produtos e serviços que nascem a partir desse problema. Se você trabalha em áreas como saúde ou bem-estar, esses insights e referências podem ser especialmente úteis para abrir horizontes para inovar. Se não, bom, uma coisa podemos dizer com certeza absoluta: você dorme. E pode dormir melhor.
Radar do Futuro-Presente
O novo foco da Meta: WhatsApp libera nova função de enquete (Forbes)
A novela do Twitter: Elon Musk reativa conta de Donald Trump no Twitter (InfoMoney)
Bora falar sobre dinheiro? ⅔ dos trabalhadores no Brasil ganham até dois salários mínimos (Valor Econômico)
Alô, Creators: A “Lista de Descobertas” do TikTok, com criadores de conteúdo que se destacaram em 2022 - matéria da Agência de Bolso) aqui e lista completa em PDF, aqui.
Eu ouvi um amém? Brasil é um dos líderes mundiais na digitalização de serviços públicos (Agência Brasil)
Prepara: as 11 tendências de mídia social mais importantes para 2023: (HootSuite)