O que você planeja para 2024?
Ninguém escapa dessa pergunta. Até porque, fim de ano é mesmo aquele período em que muita gente aproveita para traçar novas metas para a sua vida profissional e/ou pessoal.
Há quem deseje um novo emprego, uma promoção ou uma transição de carreira. Há quem esteja em busca de algo que traga prazer e realização para o tempo livre. Um novo hobby ou atividade, quem sabe?
Independentemente da área que se deseja mudar ou aprimorar, uma coisa é certa: todas se interligam. E as suas mad skills, ou habilidades incríveis, aquelas que você desenvolve enquanto pratica seus hobbies ou vivencia novas experiências, podem ser um empurrãozinho a mais na hora de alcançar seus objetivos profissionais.
Bora entender como isso funciona?
Categorizando as skills
Antes de mais, precisamos contar que skills é uma palavra utilizada no mundo do trabalho como sinônimo de aptidões, habilidades ou competências. Um desses termos importados para os quais a tradução não pegou.
Dito isso, importa também reafirmar que, no atual cenário de mudanças incessantes, apenas uma boa graduação ou conhecimentos técnicos já não são diferenciais que garantam empregabilidade. Nesse contexto, fica a dúvida: como desafiar a competitividade e desenvolver habilidades desejadas, que sejam especiais e tragam diferenciação?
Em tempos de hard, soft e, mais recentemente, mad skills, o que devemos aprimorar?
Complexo, não?! Mas para não confundir, vamos começar com os conceitos. De acordo com este artigo da plataforma Startse, as habilidades podem ser categorizadas em:
Hard skills: são as habilidades técnicas necessárias para o exercício de uma profissão. Podem ser aprendidas através de cursos e treinamentos e são facilmente identificadas. Como exemplo, temos as habilidades adquiridas nos cursos de graduação ou em cursos técnicos, o conhecimento em língua estrangeira, etc.
Soft skills: são as habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente às aptidões mentais e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais. Como exemplos, temos a capacidade de liderança e de resolver conflitos, a comunicação interpessoal e a capacidade analítica, entre outras.
Mad skills: estão ligadas aos hobbies, interesses ou atividades pessoais e experiências de vida de uma pessoa. Como exemplos de fontes dessas habilidades, temos a jardinagem, a fotografia, as aulas de teatro, o contato com a arte, atividade física, etc.
Mad Skills em foco
Já sabemos que tanto as habilidades técnicas quanto as sociocomportamentais devem ser constantemente aprimoradas (alô, lifelong learning!*), mas talvez você ainda não tenha se ligado que as mad skills também influenciam sua vida profissional. Inclusive, se você já passou por alguma entrevista de emprego, é bem provável que tenha ouvido a pergunta “o que você gosta de fazer no seu tempo livre?” no meio do questionário.
Este artigo do blog da empresa Robert Half apresenta alguns exemplos de como as habilidades adquiridas por meio de hobbies podem te ajudar a se aprimorar profissionalmente.
Alguém que faça aulas de teatro, por exemplo, pode ter facilidade para conduzir reuniões e apresentações no trabalho, com vantagens em sua oratória. Um corredor de rua talvez apresente persistência e foco acima da média diante de um desafio. Um fotógrafo amador pode ser capaz de buscar soluções com mais criatividade e sensibilidade. Uma fã de artesanato pode se sair bem em cargos que requerem concentração e improviso.
Além disso, a forma como alguém reage às experiências desafiadoras de sua vida também pode mostrar características de sua personalidade.
*Lifelong learning: definição de “aprendizado ao longo da vida”, aquele que não se restringe mais a um curso universitário, mas caracteriza um estado permanente de aprender o que se precisa aprender até o fim da vida.
Fontes de Mad Skills
Como já foi dito, além dos hobbies, outras paixões e atividades também podem ser catalisadoras de mad skills.
Pesquisando sobre as atividades ligadas ao mundo da arte, encontramos alguns bons exemplos de como ela pode se tornar aliada do desenvolvimento profissional. Conforme este artigo do portal Administradores, obter cultura e estar em contato direto com esta forma de lazer pode trazer vantagens profissionais como:
Estímulo à reflexão: as figuras presentes no teatro, no cinema ou em novelas têm o potencial de exemplificar comportamentos capazes de nos fazer pensar. Cenários fictícios são elaborados com o intuito de possibilitar análises sociológicas e psicológicas dos personagens. Com frequência, as situações apresentadas nessas obras de ficção se transformam em temas de discussões interessantes entre as pessoas.
Atualização: dizem que “a arte imita a vida”, sendo importante para estudar o passado, retratando o que já aconteceu. Diversos filmes e documentários são ótimas possibilidades de estudo para momentos históricos distintos.
Através da arte, também é possível conhecer a realidade atual. Músicas, pinturas, documentários são formas muito utilizadas para expressar críticas sociais. Acesse aqui uma lista de filmes com esse tema.
E a atividade física?
Se você gosta de praticar esportes, saiba que eles também podem influenciar a sua carreira. Aliás, nem é preciso ir muito longe para saber o efeito de uma chapadinha de endorfina sobre nosso bem-estar, felicidade e relações interpessoais. Se o trabalho é parte da nossa vida, é claro que teria efeito sobre ele também.
Quando praticada pela manhã, a atividade física pode resultar em aumento da produtividade, da satisfação com o trabalho, com o salário e, consequentemente, em menores chances de deixar o emprego. Ao menos é o que sugerem os dados de uma pesquisa da empresa norte-americana de bicicletas elétricas Velotric Bike, realizada em 2023.
De acordo com o estudo, das pessoas entrevistadas, aquelas que se exercitavam de manhã apresentavam uma probabilidade 129% maior de se sentirem produtivas. Enfim, os efeitos são muitos.
Pergunta do milhão: como isso impacta minha marca, carreira ou negócio?
Esse texto resume bem a ideia de que tudo aquilo que a gente escolhe fazer em nosso tempo livre - e sem qualquer compromisso com monetização - acaba dizendo muito sobre a gente e sobre a nossa forma de interagir com o mundo.
A convergência entre paixões pessoais e competências profissionais não apenas enriquece a nossa jornada, mas também oferece um diferencial valioso para nossa vida profissional. Por isso, compreender que as atividades pessoais que nos proporcionam prazer também podem cultivar outros atributos valiosos é um lampejo importante para quem busca autodesenvolvimento.
Nosso desejo, portanto, é que você encontre inspiração para explorar suas paixões pessoais, já que elas também são uma forma preciosa de promover o autocuidado, exercer a criatividade e criar vínculos com pessoas com interesses semelhantes.
No contexto das empresas, pensar sobre mad skills é também explorar novas possibilidades de enxergar as pessoas para além do cargo que elas ocupam. Aqui, nossa sugestão é para que tais habilidades possam encontrar tempo e espaço para serem estimuladas não com a exclusiva finalidade de potencialização de desempenho, mas como uma nova oportunidade para o desenvolvimento de pessoas melhores e mais realizadas.
Se o seu negócio precisa de apoio para incentivar e gerir equipes com habilidades diversas, entre em contato com a gente. É hora de pensar nas pessoas e nossos times estão prontos para desenvolver soluções personalizadas para elas e as empresas.😉
Para emoldurar e colocar na parede
Os profissionais não devem perder a oportunidade de expor suas mad skills em seus perfis no LinkedIn, currículos, e também durante as entrevistas. E, para ter ainda mais impacto, é importante falar sobre exemplos específicos que demonstrem suas habilidades.
Trecho do texto “Mad Skills: a nova tendência que pode mudar sua carreira”, da consultoria Robert Half
Radar do Futuro-Presente
Por que as empresas fora do setor educacional não contratam doutores? 34,4% dos doutores recém formados no Brasil não possuem emprego Inesplorato
Intercâmbio cultural e o combate à desinformação. De acordo com um estudo publicado recentemente na “Frontiers in Psychology”, as pessoas tendem a ser mais minuciosas ao checar postagens em redes sociais e demonstram mais disposição para reconsiderar suas próprias crenças quando estão ao lado de alguém de uma cultura diferente da sua Fast Company
Mais uma IA. Grok, produto de inteligência artificial desenvolvido pela startup de Elon Musk, já pode ser acessado em versão beta por usuários do X nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo dono da companhia em seu perfil na plataforma Meio e Mensagem
5 lições de Paul McCartney para ser mais criativo no trabalho Forbes
Fim do dinheiro de papel? De acordo com um estudo recente da Visa, 58% das pequenas empresas brasileiras já prepararam o terreno para que operem totalmente sem dinheiro físico nos próximos dois anos Terra
O flop dos NFTs? A ascensão e queda de mercado bilionário de bens digitais BBC News
Aberta a temporada de feedbacks. 9 perguntas para fazer durante o feedback de fim de ano Forbes
Ei, queremos te ouvir!
Você tem um minutinho para dar o seu feedback sobre a CoolBox? Também estamos aceitando sugestões: quais temas você gostaria de ver por aqui?